segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Gooool...

O jogo foi um sucesso, 3 a 3 muito suado e disputando.
Confira as imagens.
 Agricultura contra infra-estrutura









terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?



As cócegas são um processo neurológico e físico do corpo humano. Diversas teorias tentam explicar o que são as cócegas e a mais aceita recentemente pelos cientistas é a de que as cócegas são um sistema de autodefesa do corpo. Segundo essa teoria, o cérebro emite um sinal de alarme e o corpo responde rapidamente. Por exemplo, se um inseto peçonhento passar pelo nosso pé, sentiremos os estímulos, isto é, as cócegas, e ficaremos atentos ao perigo. O cientista Charles Darwin afirmava que as cócegas provocam risos através da antecipação do prazer.


A maior parte das pessoas tem um ponto do corpo em que sente mais cócegas. Para alguns, é na planta dos pés, para outros é atrás do pescoço e alguns tem bastante sensibilidade na região das costelas. Rir quando alguém nos faz cócegas é um reflexo natural. Cientistas descobriram que a sensação que temos quando nos fazem cócegas é de pânico e é uma espécie de defesa natural.
Essa sensação nos coloca em estado de pânico e desencadeia uma reação de riso incontrolável se uma pessoa estiver nos fazendo cócegas. O momento que você menos espera as cócegas é aquele que vai fazer você se sentir extremamente aflito e em pânico, levando a uma intensa sensação de cócegas. Mesmo que você saiba que alguém vai lhe fazer cócegas, o medo e a aflição fazem com que você ria.

Pesquisadores do Instituto Karolinska de Estocolmo, na Suécia, descobriram que a situação de antecipação das cócegas ativava as mesmas áreas que as cócegas reais. As áreas  que se mostraram mais ativas foram o córtex sensorial primário e secundário, indicando que o cérebro é capaz de prever que tipo de sensação irá surgir.
Embora essa explicação seja possível, as cócegas estão nos comportamentos de animais sociais, como por exemplo, dos macacos, que também fazem cócegas uns nos outros, como uma forma de estreitar as relações entre eles. Geralmente estimulada por um leve roçar da pele, fricção ou pequenas pressões (apertões) em certas partes do corpo, como a barriga, os pés ou as axilas, por exemplo, as cócegas são um meio de se aproximar de maneira mais íntima do outro. Ao receber as cócegas, nosso corpo acaba reagindo com espasmos e riso convulsivo.

Mas por que não somos capazes de fazer cócegas em nós mesmos?


Então, se o toque de uma pessoa pode nos dar cócegas, por que não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos? Pesquisas mostraram que o cérebro é treinado para saber o que sentir quando a pessoa se move ou realiza uma atividade. Não nos damos conta de muitas das sensações geradas por nossos movimentos. Por exemplo, com certeza você não presta muita atenção nas suas cordas vocais quando está falando. Também não notamos os sapatos roçando nos pés a cada passo, nem a língua mexendo dentro da boca quando falamos. Pelo mesmo motivo é que não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos. Se tivermos a intenção de nos fazermos cócegas, nosso cérebro antecipa esse contato e se prepara. Eliminando a sensação de desconforto e pânico, o corpo deixa de responder da mesma forma que responderia se outra pessoa ameaçasse nos fazer cócegas.



Especialistas do cérebro da University College of London fizeram um estudo cujos resultados sugeriram que o cerebelo é a parte do cérebro que impede que façamos cócegas em nós mesmos. O cerebelo é a região localizada na base do cérebro e é responsável por controlar nossos movimentos. Ele é capaz de distinguir sensações previsíveis das imprevisíveis. Uma sensação previsível seria a quantidade de pressão que seus dedos aplicam no teclado ao digitar. Uma sensação imprevisível seria alguém aparecer de repente atrás de você e cutucar seu ombro.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Decoração natalina de Janduís

Fotos de hoje...














Natal feliz é em Janduís.

A equipe de decoração não perde tempo e começa com força total na decoração natalina do município de Janduís, contamos com uma equipe de mais de 20 pessoas trabalhando dia e noite, para deixar a cidade mais bela, e se depender dessa equipe tudo vai dar certo.
E quem é essa equipe? Aguardem ...
E o que temos na decoração???????  
Hoje a noite fotos de toda a equipe e decoração...


Aguardem...

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Sonhos: 7 Fatos Interessantes Sobre Eles



Sonhos são fenômenos misteriosos, que há milhares de anos intrigam os seres humanos. Mas, na medida em que os cientistas vão sendo capazes de explorar mais profundamente a nossa mente, algumas respostas estão sendo encontradas. Veja aqui 7 coisas que se sabem sobre o que se passa nesse estranho e fascinante país dos sonhos:

SONHOS TÊM SIGNIFICADOS.


Será que quem sonha em ganhar na loteria ou em sofrer um acidente, deve se preparar para que essas coisas realmente aconteçam? Há quem diga que sim. As pessoas acreditam em seus sonhos e julgam aqueles que se encaixam em suas expectativas mais significativos do que os que vão contra essa corrente. Interpretações do significado dos sonhos variam muito. Mas as pesquisas mostram que as pessoas acreditam que seus sonhos fornecem informações significativas para si mesmas e para o seu dia a dia.

PESADELOS PODEM SER ALERTAS SOBRE SAÚDE.


Como se já não bastasse os pesadelos serem aterrorizantes, um certo transtorno do sono leva as pessoas a “atuar” nos seus sonhos,  com movimentos violentos, chutes e gritos. Esses sonhos violentos podem ser um sinal de desordens do cérebro, incluindo o Mal de Parkinson e demência. Pesquisas sugerem que estágios iniciais dessas doenças neurodegenerativas podem começar muitos anos antes de alguém ser diagnosticado.

DORMIR TARDE = MAIS PESADELOS.


Pessoas que costumam dormir muito tarde estão mais sujeitas a ter pesadelos. Numa pesquisa, 264 estudantes universitários disseram quantas vezes tiveram pesadelos. Os que tinham o hábito de dormir tarde tiveram uma média bem mais alta do que aqueles que dormiam cedo.
Os pesquisadores não souberam explicar o que causava essa ligação entre hábitos de sono e pesadelos. Entre as possibilidades, está o hormônio do estresse, o cortisol, que atinge seu pico de manhã, pouco antes de uma pessoa acordar, um momento em que estamos mais propensos ao sono REM (*). Se a pessoa ainda estiver dormindo nesse momento, talvez o aumento do cortisol possa provocar pesadelos.
(*) O sono R.E.M., (em Inglês, Rapid Eye Movement = Movimento Rápido dos Olhos), é a fase do sono na qual ocorrem os sonhos mais vívidos. Durante esta fase, os olhos movem-se rapidamente e a atividade cerebral é similar àquela que se passa nas horas em que se está acordado.

SONHOS PODEM SOLUCIONAR PROBLEMAS.


Parte da razão para sonharmos pode ser o pensamento crítico. Um estudo descobriu que os sonhos podem nos ajudar a resolver problemas que enfrentamos durante o dia. De acordo o estudo, é o aspecto visual, e muitas vezes ilógico, dos sonhos, que os tornam adequados para o tipo de pensamento que é necessário para resolver certos problemas. “Seja qual for o estado em que estamos de sono, nós ainda estamos trabalhando nos mesmos problemas”, afirmou um pesquisador, acrescentando que os sonhos podem ter evoluído para uma outra finalidade, mas é possível que tenham sido aperfeiçoados pelo tempo para várias tarefas, inclusive para ajudar a “reiniciar” o cérebro e resolver problemas.

HOMENS TÊM MAIS SONHOS ERÓTICOS.


Os homens são mais propensos do que as mulheres a sonhar com sexo. Aliás, as mulheres são mais propensas a ter pesadelos com sexo. Em um estudo com quase 200 homens e mulheres com idades entre 18 a 25 anos, descobriu-se que os pesadelos das mulheres podiam ser divididos em três tipos:

• Assustadores (ser perseguida ou ter a vida em perigo).
• Os que envolvem a morte de um ente querido.
• Sonhos confusos.
Se as mulheres têm que relatar o sonho mais importante que já tiveram, elas são mais propensas do que os homens a relatar um pesadelo muito perturbador. Elas relatam mais pesadelos e eles são mais fortes do que os dos homens. Isso não significa que as mulheres não se divertem em seus sonhos. Uma pesquisa revelou que, dos cerca de 3.500 relatos de sonhos, aproximadamente 8% continham algum tipo de atividade sexual. O mais comum envolvia penetração, seguido de proposições sexuais, beijos, fantasias e masturbação.

É POSSÍVEL CONTROLAR OS SONHOS.


Está interessado em sonhos lúcidos? Comece a jogar videogame. As duas coisas representam realidades alternativas. É claro que não são completamente iguais; os videogames são controlados por computadores e consoles, enquanto os sonhos surgem da mente humana.
Os jogadores são usados para controlar seus ambientes de jogo, de modo que isso pode se traduzir em sonhos. Uma pesquisa mostrou que as pessoas que jogam videogame são mais propensas a ter sonhos lúcidos, nos quais se veem fora de seus corpos e também são capazes de interagir com os seus sonhos, como se controlassem um jogo. Esse controle pode ajudar a transformar um pesadelo horripilante num sonho tranquilo.

SONHOS AJUDAM A RELAXAR.

Cientistas descobriram que, durante a fase de sonho do sono (o sono REM, mencionado anteriormente), há uma diminuição dos níveis de certas substâncias químicas no cérebro associadas ao estresse. Durante o sono REM há uma diminuição acentuada dos níveis de norepinefrina, um produto químico cerebral associado ao estresse. Ao reprocessar experiências emocionais anteriores – neste ambiente neuroquimicamente seguro de norepinefrina baixa durante o sono REM – acordamos no dia seguinte e essas experiências foram enfraquecidas em sua energia emocional. Sentimo-nos melhores a respeito delas, sentimos que podemos lidar com esses problemas.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Mulher fala demais?


Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que os homens usam em média 1.500 palavras por dia, enquanto as mulheres usam, no mínimo, 3.000 (O DOBRO) [que conclusão inteligente a do narrador hein: 3000 é o dobro de 1500]
Num congresso, quando o estudo foi apresentado, uma mulher se levantou e disse:
- É lógico que as mulheres falam o dobro que os homens: nós temos que repetir tudo o que dizemos para que os homens entendam!
E o orador perguntou:
- Como assim?

Doença Mental Em Crianças: 11 Sinais De Alerta


A LISTA.

Para ajudar pais e crianças com transtornos mentais não diagnosticados, pesquisadores lançaram uma lista de 11 sinais fáceis de reconhecer que podem ser usados como um alerta pelos pais e outras pessoas da comunidade. A lista se destina a preencher uma lacuna entre o número de crianças que sofrem de doenças mentais e aquelas que recebem tratamento para essas doenças. Com ela, os pesquisadores esperam que os pais distingam entre comportamentos normais da infância e verdadeiros sinais de doença mental.
Entre os sinais, estão sentir-se triste ou “se fechar” por duas semanas ou mais, o que pode indicar depressão, e medos intensos ou preocupações que atrapalham atividades diárias, o que pode indicar um distúrbio de ansiedade. Estudos demonstram que os sintomas de três entre quatro crianças com distúrbios mentais, incluindo déficit de atenção e hiperatividade, distúrbios alimentares e transtorno bipolar, passam despercebidos e elas não recebem os cuidados de que necessitam.
Pais que perceberem qualquer um desses sinais em seus filhos devem levá-los a um pediatra ou a um profissional de saúde mental para uma avaliação. A identificação de um transtorno psiquiátrico no início da vida permite que as crianças recebam tratamento mais cedo, o que irá torná-lo mais eficaz.
A lista foi criada por um comitê que baseou-se em vários estudos de saúde mental, envolvendo mais de 6.000 crianças. Os sintomas da lista podem identificar a maioria das crianças com distúrbios mentais.

OS 11 SINAIS DE ALERTA.



1.   Sentir-se muito triste ou “se fechar” por duas ou mais semanas;
2.   Tentar se ferir ou se matar, ou fazer planos para isso;
3.   Medo súbito esmagador sem razão, às vezes com coração
4.   Envolver-se em brigas, usando arma, ou querer ferir outros;
5.   Comportamento fora de controle grave, que pode chegar ao ponto de machucar a si mesma ou outras pessoas;
6.   Não comer, vomitar ou usar laxantes para perder peso;
7.   Preocupações ou medos intensos que atrapalham atividades diárias;
8.   Extrema dificuldade em concentrar-se ou permanecer quieto;
9.   Uso de drogas ou álcool;
10.  Mau humor que causa problemas em suas relações;
11.  Mudanças drásticas no comportamento ou personalidade.


CONCLUSÃO.

Esses sinais formam um perfil e não são em si diagnósticos específicos. Para isso, os pais devem procurar ajuda de um profissional de saúde. Para evitar o alarme de pais, que podem diagnosticar transtornos mentais onde eles não existem, os pesquisadores projetaram a lista para ser conservadora. Ou seja, estes sinais não serão evidentes em todas as crianças que têm um distúrbio de saúde mental. Dos 15% dos jovens que se estima que tenham doença mental, os perfis vão identificar cerca de 8%.


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ovos Fazem Mal A Saúde?



Eis aqui uma pergunta que muitas pessoas não sabem responder com segurança. Que o ovo é rico em gordura e não é bom para quem tem problemas com colesterol, isso sabemos. Mas… e o ovo em si, faz mal a saúde? A resposta é depende. AgênciaNacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou uma resolução que obriga os produtores a colocar rótulos nas embalagens de ovos  com uma advertência sobre o consumo do produto. Essa nova medida entrará em vigor dentro de seis meses e a mensagem é a seguinte: “O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde”. ANVISA ainda exige que se inclua no rótulo a recomendação de que esse produto deve ser mantido preferencialmente refrigerado, ou seja, na geladeira. O rótulo com esse aviso deve ter destaque na embalagem, de forma legível, e o tamanho das letras não poderá ser inferiores a um milímetro.


SALMONELOSE.

A decisão foi tomada em dados do Ministério da Saúde baseada em registro de pessoas vítimas da salmonelose, que é a principal causa de surtos da diarréia. A salmonelose é a infecção ocorrida pela ingestão da bactéria salmonela (figura abaixo). Quem é infectado por ela apresenta sintomas como vômitos, calafrios, náuseas e dores abdominais.
Os ovos são responsáveis por 42,2% dos casos de infecção entre 1999 a 2007da salmonela. Nesse período, cerca de 117.000 pessoas foram acometidas por essa doença. Foram registrados ainda 6.000 surtos por conta de ingestão da bactéria em festas e comemorações.

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS.

  • Depois do leite materno, os ovos são considerados o alimento mais completo.
  • Possui vários nutrientes, inclusive a vitamina B12.
  • Indicado para controle de peso, reduz a ingestão de gorduras, carnes e outros alimentos altamente calóricos
  • É um alimento barato, a fonte de proteínas mais acessível que existe.
  • A casca é rica em cálcio e pode ser pulverizada em liquidificador para misturar à comida. A administração em idosos com osteoporose resultou em melhora na densidade mineral óssea.
  • A cor da casca indica apenas a cor da galinha, ou seja, ovos brancos são originários de galinhas brancas e os avermelhados, de galinhas avermelhadas.
  • A clara é uma fonte de proteínas. Indicada para pessoas que necessitam de reposição constante de proteínas (praticantes de exercícios, p. ex.) e como complemento de dietas de emagrecimento ou deficientes de fontes protéicas.
  • A gema é fonte de ferro, colina, ácido fólico, lecitina, biotina (contra a depressão), antioxidantes, luteína, vitaminas B e E, entre outras.
  • Está provado cientificamente: o consumo de ovos não aumenta os níveis de colesterol.
  • O ovo é rico em zinco, auxiliando no combate a algumas alergias.
  • Eleva o HDL, o bom colesterol, por possuir elevada quantidade de lecitina, impedindo que o mau colesterol se deposite nas artérias; no intestino, participa da formação da bile, mobilizando triglicerídeos e diminuindo a formação de colesterol.

CONCLUSÃO.

Resumindo, os ovos fazem mal à saúde se ingeridos com muita frequência ou se estiverem crus ou mal cozidos. Portanto, tome bastante cuidado com esse alimento. Lembre-se daquilo que vovó já dizia: “Tudo demais é veneno. Até água.” E uma última recomendação: prefira sempre comer ovos cozidos e não fritos. Aliás, não são somente os ovos, nenhum tipo de alimento frito faz bem à saúde.

NOTA: Com certeza, você não sabia, mas o Dia Mundial do Ovo é comemorado em 14 de outubro. Que importância tem isso? Não temos a menor ideia, mas, como alguém pode achar interessante, está aí a informação.